Quarto de brinquedos ou brinquedoteca
Saiba a importância dele no desenvolvimento da criança.
Brincar faz parte do desenvolvimento intelectual da criança, promove descobertas importantes e desempenha papel fundamental na formação de um adulto feliz.
Então, que tal fazer de um cômodo da casa o lugar ideal para seus filhos curtirem momentos inesquecíveis?
Ter uma brinquedoteca em casa é o primeiro passo de introduzir a organização na rotina infantil e desenvolver o senso de responsabilidade para manter cada um dos brinquedos em seu devido lugar.
Porém, é importante planejar, esquematizar e aproveitar o espaço para que não se torne um amontoado de brinquedos ou um cantinho para a bagunça dos pequenos.
As crianças também aprendem a preservar seus brinquedos para brinquedoteca com muito carinho. É certamente um lugar especial para elas.
Não se esqueça das mesas e cadeiras! Elas podem servir tanto para brincadeiras quanto para os estudos.
Veja qual local da sua casa tem mais espaço para montar uma brinquedoteca infantil. Caso você tenha um quarto sobrando, use ele. Fica muito mais prático para organizar. Já casas pequenas, que o espaço é mais limitado, vale a pena fazer a brinquedoteca no próprio quarto infantil, ou numa parte da sala de estar. Ambas opções funcionam.
E sim, é possível ter uma brinquedoteca pequena. O truque é investir em móveis e caixas organizadoras, que ajudam a manter o ambiente sempre bem organizado e bonito.
É importante lembrar também que a brinquedoteca deve ser composta por brinquedos e elementos que seus filhos gostam.
Não adianta encher o local com bonecas, sendo que sua filha prefere atividades mais criativas, como pintar e montar lego.
Por isso, sempre considere a preferência das crianças ao escolher os brinquedos para brinquedoteca. E, no caso de crianças mais novas, que ainda estão descobrindo suas preferências, é importante investir em brinquedos educativos, que ajudem no desenvolvimento delas, mas com opções variadas.