Madeira, a tendência que nunca sai da moda
Madeira, a tendência que nunca sai da moda
Por ser um material versátil e democrático, apresentando-se frequentemente como acabamento protagonista em diversos ambientes, podendo estar presente desde o piso até o teto, a madeira é uma matéria-prima que está presente na vida humana desde os primórdios da história. O Brasil é um país que detém várias espécies de madeira e, embora cada uma tenha suas especificidades, no geral são utilizadas de forma neutra por arquitetos e designers, em composições harmônicas com outros materiais, cores e texturas. A madeira é tendência atemporal para arquitetura, design e decoração, evoluindo em conjunto com as demandas da sociedade. As principais características físicas da madeira, que a torna apropriada para produção de móveis, são: densidade, higroscopia, cor, tamanho do grão presente no cerne, cheiro, estabilidade dimensional, isolamento térmico e acústico. A madeira é um material nobre e vivo, além de sua principal característica, ser 100% natural, orgânica. A madeira pode ser utilizada de diversas formas, pode ser cortada, laminada, sarrafeada, moldada, torneada, colada, prensada, encaixada, parafusada, pintada, impressa, esculpida, entalhada através de formas de transformação manual ou industrial, ligadas à marcenaria, carpintaria e intervenções artísticas. Dessa forma, é material base para produção dos mais variados elementos, passando por produtos estruturais para a construção civil, móveis e artigos decorativos.As tendências de mercado são geradas a partir dos hábitos de consumo, os quais mudam de acordo com as temáticas de cada lugar ou época, sendo facilmente identificadas a partir dos estilos decorativos, por exemplo. O estilo barroco, mais clássico trabalha com madeira maciça, pesada, fixa, de coloração escura. Já estilos mais escandinavos e orientais trabalha com o MDF, que é mais leve e neutro, criando uma decoração mais funcional, autêntica e minimalista.
Já estilos mais escandinavos e orientais trabalha com o MDF, que é mais leve e neutro, criando uma decoração mais funcional, autêntica e minimalista.
Outro motivo pelo qual a madeira é tendência constante é por se tratar de um produto que apresenta vida útil longa, beleza única e facilidade para ser trabalhada em conjunto com outros materiais como palhas, ferro, aço, vidro e pedras.
- ,